1
Secretaria Municipal de Educação - SEMED
EBM "Henrique Alfarth" - Profª Francielli Benetti - Informática


Porque a criança deve escrever de letra maiúscula e depois passar para minúsculas.
Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples Antes de estarem alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente com as letras as de fôrma minúscula e até podem ser apresentadas a elas a letra cursiva, desde que tal contato fique restrito à leitura.
As letras maiúsculas são usadas no início das frases, que continuam a serem escritas com letras minúsculas. Se no meio da frase tiver algum nome próprio, nomes de pessoas ou animais, esse também deverá ser escrito com letra maiúscula. Exemplo: Fui passear na casa da tia Mariana e brinquei com sua gatinha Mimi. Mariana e Mimi a primeira letra escrevemos maiúscula por ser nome de pessoa. Toda vez que iniciamos uma frase também escrevemos a primeira letra maiúscula. Durante as atividades a professora vai escrever sempre desta forma.



jacaré- jabuti- jaca- janela

A partir de hoje você vai começar a fazer sua atividade utilizando o alfabeto minúsculo. Ok?



a – b – c – d – e – f – g – h – i – j – k – l – m –
n – o – p – k – r – s – t – u – v – w – x – y - z.