Secretaria Municipal de Educação - SEMED E.B.M. "General Lúcio Esteves" Profª Janaina Almeida - Informática Pedagógica Profª Shirlei Kricinski - Língua Portuguesa
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - 6º ANO
01. Em relação às crianças do texto, pode-se afirmar que:
a) uma delas nasceu na Polônia.
b) somente duas possuem a mesma nacionalidade.
c) não possuem a mesma nacionalidade.
d) uma delas tem parentes japoneses.
02. No texto, quem conta a história é:
a) um narrador-observador.
b) um narrador-personagem.
c) o menino japonês.
d) a menina ruiva.
03. Leia a frase: “– Meu pai disse que a terra dos judeus se chama Israel, lembrou-se de repente: a ruiva.” (L.35-36) O trecho sublinhado representa a fala:
a) do japonês.
b) da menina ruiva.
c) da menina moreninha.
d) do narrador.
04. Leia novamente as frases: “– Nunca vi pessoa ser brasileiro e ter cara de japonês. Eu pensava que brasileiro era tudo igual. (...) – Nem todo brasileiro é igual. Negro é brasileiro e é diferente.” (L. 15-18) Os trechos acima indicam a(s) fala(s):
a) das personagens femininas.
b) do narrador.
c) do menino paulistano.
d) do pai do menino.
05. Observe o diálogo abaixo: “– Se você não é japonês, teu pai é. – Não, meu pai nasceu em Batatais.” (L. 9-10) Os travessões que são usados indicam um diálogo entre:
a) a ruiva e o menino nissei.
b) as duas meninas.
c) o narrador e a menina ruiva.
d) a menina moreninha e o menino nissei.
06. Leia o trecho abaixo: “– A minha mãe disse que a gente deve falar “polonês”. ‘Polaco’ é feio.” (L. 32) O trecho em destaque está em linguagem coloquial, popular. Ele pode ser substituído, utilizando a linguagem formal e mantendo o mesmo sentido, por:
a) vós deveis.
b) eles devem.
c) eu devo.
d) nós devemos.
07. Leia o período abaixo: “– Na minha rua tem muito judeu. Nós tudo somos judeu, contribuiu a ruivinha (...)” (L. 23) A expressão destacada não pode ser substituída por:
a) Os outros moradores são judeus.
b) Nós todos somos judeus.
c) Todo mundo é judeu.
d) Todos nós somos judeus.
08. Leia este outro trecho: “– Meu pai viu uma vez um índio e pensou que fosse japonês, mas o índio não entendeu **bulhufas**.” (L. 48-49) Substitua o termo destacado, mantendo o sentido que aparece no texto, por:
a) mais ou menos.
b) nada.
c) alguma coisa.
d) tudo.
09. O texto lido tem como objetivo:
a) falar do acesso do trabalhador à terra para plantar.
b) nos conscientizar da importância da preservação da Terra.
c) preservar os direitos das crianças.
d) preservar os direitos dos povos da Terra.
10. Leia: “E destas reuniões têm saído declarações, manifestos e planos de ação que tentam estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra – a nossa Terra – a nossa casa – venha a se transformar num ambiente hostil (...)” (L. 7-9)
Os travessões são utilizados no trecho acima para:
a) destacar que o problema com a Terra atinge a todos nós.