1
Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Prof.ª Janaina Almeida - Informática Pedagógica

E.B.M. "General Lúcio Esteves"

ARTE BARROCA

7º ano
Prof.ª Priscille - Artes
Prof.ª Janaina - Informática Pedagógica

IMPORTANTE:

  • Leia com atenção os enunciados das atividades:

  • Você poderá tentar uma vez em cada atividade, mais de uma tentativa será considerada rasura e assim a pontuação será descontada.

  • Para salvar suas respostas você deve verificar até aparecer o PARABÉNS! ou o NÃO FOI DESTA VEZ!

  • Se tiver dúvidas pode voltar ao texto, suas respostas até ali não serão apagadas.
  • IMPORTANTE:

    O RELATÓRIO DEVE SER ENVIADO SE SOLICITADO PELA PROFESSORA.

    SEMPRE LEIA AS INSTRUÇÕES NA ATIVIDADE DA PLATAFORMA.

    CASO NÃO CONSIGA ABRIR O VÍDEO, SEGUE O LINK:

    https://www.loom.com/share/2adbe338f0194e50a31563f7a3cc698c
    (COPIE E COLE NO SEU NAVEGADOR DE INTERNET)

    ARTE BARROCA

    O surgimento da arte barroca no século XVII, na Itália, deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na Europa. Com o humanismo, o Renascimento e principalmente, a Reforma, a Igreja Católica teve seu poder enfraquecido. O grande Império cristão começou a se fragmentar em diversas religiões, pois a forma da razão libertava o homem do autoritarismo. A Igreja Católica, para reconquistar seu prestígio e poder, organizou a Contra-Reforma, isto é, tomou iniciativas importantes que visavam reafirmar e difundir sua doutrina. Foi então que se estabeleceu a Companhia de Jesus, ordem religiosa que objetivava no trabalho dos padres jesuítas para difundir a fé católica entre os povos não cristãos e edificar grandes igrejas. É na construção e decoração dessas igrejas que nasce a arte barroca. Arquitetos, escultores e pintores foram convocados para transformar igrejas em verdadeiras exibições artísticas, cujo esplendor tinha o propósito de converter ao catolicismo todas as pessoas.
    Da Itália, a arte barroca se propagou para outros países europeus e pelo continente americano através dos colonizadores espanhóis e portugueses. Ela se manifestou de forma distinta em cada país, porém manteve algumas características básicas.
    Diferentemente do Renascimento, em que as figuras são apresentadas de forma estática como se estivessem posando para uma um retrato, no Barroco elas passam a ser apresentadas de forma teatral, isto é, parecem sempre estar em movimento. Jogos de luz dão intensidade dramática à cena, destacando os elementos mais importantes do quadro, os quais formam uma composição em diagonal. A simetria e o equilíbrio entre arte e ciência, metas que o artista renascentista buscava de forma consciente, são rompidas na arte barroca, que procura retratar temas religiosos, mitológicos e do cotidiano com a predominância da emoção e não da razão. Através de um colorido intenso e de um contraste de claro-escuro, a arte barroca consegue expressar de forma peculiar os sentimentos humanos.

    • RUBENS PETER PAUL


      Rubens nasceu em Siegen, na Alemanha, lugar em que seu pai, um advogado holandês, se refugiou para escapar da perseguição religiosa. Aos 10 anos de idade, após a morte de seu pai, Rubens vai para Antuérpia acompanhado de sua mãe. Foi na Antuérpia que ele teve como um de seus mestres o pintor Otto Van Veen, que o influenciou a ir para a Itália. Em 1600, dois anos após ter se tornado mestre, Rubens vai para Roma, onde conhece as obras renascentistas que serviriam de base para seu grande estilo. Rubens costumava dar as vestimentas um colorido exuberante que contrastava com a pele clara das figuras retratadas. Trouxera da Itália a predileção por telas gigantescas e foi mestre na arte de dispor aas figuras, a luz e a cor numa vasta escala, sugerindo um intenso movimento.


    • CARAVAGGIO


      Michelangelo Merisi da Caravaggio conhecido pelo nome de sua terra natal, pintou, entre 1599 e 1610, telas monumentais para a capela da igreja de S. Luigi dei Francesi. Suas obras possuem um realismo nunca visto anteriormente. Os temas sagrados são retratados como um acontecimento contemporâneo entre as pessoas humildes, as figuras bíblicas assemelham-se a trabalhadores comuns, com fisionomias curtidas pelo tempo.


    Parabéns, você terminou sua atividade, verifique sua pontuação!!

    Referências

    Textos:
    Cedidos pela professora da disciplina.

    Imagens:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Anita_Malfatti
    https://www.nytimes.com/2018/02/28/arts/design/picasso-painting-sothebys-69-million.html
    https://www.todamateria.com.br/caravaggio/
    https://conhecimentocientifico.r7.com/caravaggio/
    https://www.culturagenial.com/caravaggio-obras-e-biografia/
    https://www.todamateria.com.br/aleijadinho/
    http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8614/aleijadinho
    https://www.ebiografia.com/peter_paul_rubens/
    https://www.wikiart.org/pt/peter-paul-rubens
    https://www.dw.com/pt-br/rubens-mestre-do-barroco-e-da-transforma%C3%A7%C3%A3o/a-42509161
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diego_Vel%C3%A1zquez
    https://www.ebiografia.com/diego_velazquez/
    https://escola.britannica.com.br/artigo/Diego-Vel%C3%A1zquez/482779
    http://pigmento.art.br/artigos/420-anos-de-diego-velazquez/