Secretaria Municipal de Educação - SEMED E.B.M. "General Lúcio Esteves" Profª Janaina Almeida - Informática Pedagógica Profª Aluisiane Kraisch - Geografia
A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO - GEOGRAFIA - 7º ANO
1) De acordo com o mapa abaixo as Drogas do Sertão estão representadas pela cor bege, agora responda o que são as Drogas do Sertão?
No século XVI ‘drogas do sertão” era o nome dado aos produtos extraídos da Floresta Amazônica: castanha, cacau, canela e cipós cujas raízes tem propriedades medicinais.
No século XVI ‘drogas do sertão” era o nome dado aos produtos extraídos da Mata de Araucária: castanha, cacau, canela e cipós cujas raízes tem propriedades medicinais.
No século XIX ‘drogas do sertão” era o nome dado aos produtos extraídos da Floresta Amazônica: arroz, café, canela e cipós cujas raízes tem propriedades medicinais.
No século XVI ‘drogas do sertão” era o nome dado aos produtos extraídos da Floresta Amazônica: maçã, cacau, café e cipós.
2) Complete as lacunas da frase abaixo com suas respectivas palavras:
No início da __________________, os portugueses estabeleceram-se na faixa __________________, explorando o pau-brasil da Mata Atlântida. Introduziram a cultura de ____________________ e a produção do açúcar, a cultura do ___________________ e a criação de gado, iniciando a apropriação das terras indígenas. Essas atividades ____________________ foram responsáveis pela construção dos primeiros ______________________ não indígenas do Brasil.
economia - espaços geográficos - tabaco - cana-de-açúcar - colonizadores
economia - geografia - tabaco - cana-de-açúcar - colonizadores
3) No século XIX, três outras atividades econômicas se tornaram “motores” da construção do espaço geográfico brasileiro, quais são elas?
No sul da Bahia, a cultura do cacau, no Rio de Janeiro e em São Paulo a cafeicultura e na Amazônia a extração do látex para a fabricação de borracha.
No sul de São Paulo, a cultura do cacau, no Rio de Janeiro e em São Paulo a cafeicultura e na Amazônia a extração do látex para a fabricação de borracha.
No sul do Ceará, a cultura do cacau, no Rio de Janeiro e em São Paulo a cafeicultura e na Amazônia a extração do látex para a fabricação de borracha.
No sul do Rio de Janeiro, a cultura do cacau, no Rio de Janeiro e em São Paulo a cafeicultura e na Amazônia a extração do látex para a fabricação de borracha.
4) Em 1750, Portugal e Espanha assinaram um tratado que acertava as fronteiras entre as terras portuguesas e espanholas na América do Sul, como se chama este Tratado?
Tratado de Madri
Tratado de Tordesilhas
Tratado de Versalhes
Tratado do Brasil
5) Depois de diversos tratados e convenções diplomáticas com os países e colônias europeias, em que ano o Brasil assumiu os limites territoriais vigentes até hoje?
1904
1903
1900
1950
6) O tratado de Tordesilhas, firmado em 1494, dividiu as terras recém-descobertas entre:
Espanha e Portugal
Portugal e Inglaterra
Espanha e Madri
Portugal e Roma
7) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na:
ocupação das áreas litorâneas;
expulsão dos assalariados do campo;
formação e exploração dos minifúndios;
expansão para o interior.
8) Quais foram as atividades econômicas que iniciaram a ocupação do Brasil no início do século XVI?
Mineração;
Extração do pau-brasil e cultivo de cana-de-açúcar;
Extração da borracha;
Produção de café no sudeste;
9) Leia com atenção as diferentes formas de exploração econômica e ocupação do território brasileiro e os períodos em que ocorreram, e responda a alternativa correta:
Somente as alternativas I e II então corretas.
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
Nenhuma das alternativas estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Leia o texto com atenção e em seguida responda as questões:
10) Quais eram os objetivos dessas expedições?
O Objetivo das bandeiras era aprisionar indígenas e vendê-los como escravo.
O Objetivo das bandeiras era libertar indígenas, porém vendê-los como escravo.
O Objetivo das bandeiras roubar escravos.
O Objetivo das bandeiras era aprisionar indígenas para deixa-los morrer na prisão.
11) Por qual nome os integrantes dessas expedições ficaram conhecidos?
As bandeiras também são conhecidas na nossa história como bandeirismo ou sertanismo apresador.
As bandeiras também são conhecidas na nossa história como drogas do sertão ou sertanismo apresador.
As bandeiras também são conhecidas na nossa história como bandeirismo ou entradas.
As bandeiras também são conhecidas na nossa história como donatários ou sertanismo apresador.
12) Quem fazia parte desse movimento?
Expedições armadas de colonos e de indígenas já integrados aos conquistadores, conhecidas como bandeiras, partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior do território.
Expedições armadas de colonos e de negros libertos, já integrados aos conquistadores, conhecidas como bandeiras, partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior do território.
Expedições armadas de negros e de indígenas já integrados libertos, conhecidas como bandeiras, partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior do território.
Expedições armadas de colonos e de europeus já integrados aos conquistadores, conhecidas como bandeiras, partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior do território.