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Secretaria Municipal de Educação - SEMED
E.B.M. "General Lúcio Esteves"
Profª Janaina Almeida - Informática Pedagógica
Profª Shirlei Kricinski - Língua Portuguesa
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - 9º ANO
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01. Segundo a autora, “um dos piores crimes que se podem cometer” é:
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(A) a venda de narcóticos.
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(B) a falsificação dos remédios.
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(C) a receita de remédios falsos.
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(D) a venda abusiva de remédios.
02. A expressão destacada em “é ainda um biógrafo **de mão cheia**” (ℓ. 2) e (ℓ. 3) significa que Scliar é:
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(A) crítico e detalhista.
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(B) criativo e inconsequente.
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(C) habilidoso e talentoso.
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(D) inteligente e ultrapassado.
03. O conto cria uma expectativa no leitor pela situação incomum criada pelo enredo. O resultado não foi o esperado porque:
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(A) a menina agiu como se fosse um fato normal.
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(B) o homem demonstrou pouco interesse em sair do cano.
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(C) as engrenagens da tubulação não funcionaram.
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(D) a mãe não manifestou nenhum interesse pelo fato.
04. Uma frase que resume a ideia principal do texto é:
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(A) A Amazônia deixará de ser fonte potencial de alimentos.
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(B) O Brasil não transforma riqueza natural em financeira.
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(C) Os Índios deixam animais e plantas serem levados.
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(D) Os estrangeiros registraram diversos produtos.
05. A expressão que revela uma opinião sobre o fato “... vinham todos dormir em nossa casa” (ℓ. 10), é:
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(A) “Às vezes chegava alguém a cavalo...”
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(B) “E às vezes o rio atravessava a rua...”
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(C) “e se tomava café tarde da noite!”
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(D) “Isso para nós era uma festa...”
06.A atitude de Romeu em relação a Dalila revela:
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(A) compaixão.
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(B) companheirismo.
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(C) insensibilidade.
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(D) revolta.
07. A finalidade principal do texto é:
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(A) convencer.
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(B) relatar.
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(C) descrever.
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(D) informar.
08. O texto I difere do texto II:
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(A) na constatação de que o amor pode levar até à morte.
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(B) na exaltação da dor causada pelo sofrimento amoroso.
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(C) na expressão da beleza do sentimento dos que amam.
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(D) na rejeição da aceitação passiva do sofrimento amoroso.
09. Com relação ao tema “telenovela”:
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(A) nos textos I e II, encontra-se a mesma opinião sobre a telenovela.
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(B) no texto I, compara-se a qualidade das novelas aos melhores filmes america-nos.
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(C) no texto II, algumas telenovelas brasileiras são consideradas obras de arte.
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(D) no texto II, a telenovela é considerada uma bobagem.
10.No trecho “Elas estão lá e então o homem chega,...” (ℓ. 2), a palavra destacada refere-se a:
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(A) flores.
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(B) casas.
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(C) florestas.
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(D) árvores.
11. O conflito em torno do qual se desenvolveu a narrativa foi o fato de:
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(A) alguém aparecer com uma camiseta sem nenhuma inscrição.
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(B) muitas pessoas não assumirem sua responsabilidade cívica.
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(C) um senhor comentar que o cidadão goza de total liberdade.
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(D) alguém comentar que a camiseta, ao contrário do voto, não é secreta.
12 . O menino ficou tremendo, gaguejando porque:
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(A) a viagem foi longa.
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(B) as dunas eram muito altas.
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(C) o mar era imenso e belo.
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(D) o pai não o ajudou a ver o mar.
13. Em “A comunidade poderia interagir ***e*** participar de atividades interessantes.” (ℓ. 5-6), a palavra destacada indica:
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(A) alternância.
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(B) oposição.
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(C) adição.
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(D) explicação.
14. A tese defendida no texto está expressa no trecho:
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(A) as substâncias tóxicas, em aterros, contaminam o lençol freático.
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(B) o chumbo da gasolina ressurge com a ação do tempo.
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(C) o mercúrio apresenta alto teor de periculosidade para a natureza.
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(D) o total controle dos venenos ambientais é impossível.
15. O argumento usado para mostrar que os pais agem por comodismo encontra-se na alternativa:
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(A) a birra na madrugada é pior.
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(B) a criança tem motivações subjacentes.
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(C) o fato é muitas vezes eventual.
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(D) os limites estão claros.
16. Qual é a informação principal no texto “Necessidade de alegria”?
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(A) A arte de representar exige compenetração.
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(B) O ator pode exagerar em contenção e silêncio.
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(C) O ator precisa ser alegre.
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(D) É necessário aperfeiçoar-se.
17. No texto, o traço de humor está no fato de:
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(A) o cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
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(B) o cabo ter ido verificar do que se tratava.
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(C) todos terem olhado para o cabo.
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(D) ter sido um burro a vítima do atropelamento.
18. No trecho “...nem tomo muito refri (celulite!!!).” (ℓ.25), a repetição do “ponto de exclamação” sugere que a personagem tem:
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(A) incerteza quanto às causas da celulite.
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(B) medo da ação do refrigerante.
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(C) horror ao aparecimento da celulite.
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(D) preconceito contra os efeitos da celulite.
19. Em que oração, adaptada do texto, o verbo personificou um objeto?
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(A) O espelho partiu-se em mil estilhaços.
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(B) Os veículos paravam contra a vontade dos condutores.
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(C) O Senado aprovou uma lei em regime de urgência.
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(D) Os espelhos pasmavam diante do rosto de Gertrudes.
20. O conflito central do enredo é desencadeado:
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A) pela extrema beleza da personagem.
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B) pelos espelhos que se espatifavam.
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C) pelos motoristas que paravam o trânsito.
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D) pelo suicídio do mordomo.
OK
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