1
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -SEMED
Professora Informática: Fabiane Leandro Gregol
  • TEXTO 1


    O uso da internet no Brasil



    O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) realizou a pesquisa “TIC Domicílios 2020”, entre os anos de 2020 e 2021, que revelou um aumento no uso da internet no Brasil de 74% para 81% da população, representando 152 milhões de pessoas.

    Na pesquisa, o maior aumento de usuários no mundo digital aconteceu na área rural, crescendo em 2019 de
    53% para 70%, em 2020. Já na área urbana, o aumento foi de 77% para 83%. Para acessar a internet, os usuários do Brasil continuam usando como principal dispositivo o celular.

    Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, as atividades como estudos, transações financeiras e consultas migraram para a internet. Por exemplo, aumentou as atividades ou pesquisas escolares de
    41% para 45% e subiu de 33% para 43% os pagamentos e transações financeiras.

    Apesar desses dados mostrarem a expansão do uso da internet no Brasil, a desigualdade social e a desigualdade de acesso ainda são grandes obstáculos. De acordo com a pesquisa, as classes mais altas, com maior escolaridade e os mais jovens representam as maiores proporções de usuários usando serviços digitais. O preço da conexão ainda é a principal barreira de acesso.

    (Fonte: Texto adaptado. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/08/18/usoda-internet-no-brasil-cresce-e-chega-a-81percent-da-populacao-diz-pesquisa.ghtml. Acesso em 25 fev. 2022)




  • TEXTO 2


    PAI TENTA BLOQUEAR ACESSO DOS FILHOS À INTERNET E ACABA DEIXANDO DUAS CIDADES SEM CONEXÃO



    O homem queria fazer com que os garotos fossem dormir mais cedo, sem mexer no celular e acessar redes sociais Moradores de uma comunidade localizada na França passaram algumas horas sem terem acesso à internet. E apesar de poder ter sido um problema na provedora do serviço, o motivo não foi esse. Acontece que um pai tentou limitar o acesso dos filhos durante a madrugada, para que eles fossem dormir, ao invés de ficarem utilizando o serviço, mas o efeito foi outro.

    As informações são da agência de notícias francesa, France Bleu.

    De meia-noite às 3 horas da manhã, durante vários dias, quem quisesse utilizar a internet em Messanges não conseguia. Depois de tanta reclamação dos moradores, uma investigação do governo descobriu que o motivo consistia em um bloqueador de sinal implantado pelo patriarca para “punir” seus filhos. No entanto, ele acabou prejudicando todos os mais de mil residentes da localidade. O horário foi pensado pelo homem para que os garotos não acessassem seus celulares e redes sociais na hora de dormir.

    Apesar de ter tido intenção de educá-los, o pai cometeu um crime já que na França o uso de bloqueadores é ilegal, pois geram interferência nos sinais de telecomunicações. Desta forma, o progenitor pode ser condenado a seis meses de reclusão e pagar uma multa £ 30 mil (equivalente a R$ 170 mil, na cotação atual).



    (Fonte: RIBEIRO, Neto. “Pai tenta bloquear acesso dos filhos à internet e acaba deixando duas cidades sem conexão”. O POVO, 2022. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/mundo/2022/02/18/paitenta-bloquear-acesso-dos-filhos-a-internet-e-acaba-deixando-duas-cidades-sem-conexao.html. Acesso em 25 fev. 2022.)








  • TEXTO 3


    O QUE SÃO REDES SOCIAIS?





    Redes sociais, no mundo virtual, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de relacionamento — mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.

    Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é bem mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.

    Na internet, as redes sociais têm levantado discussões como a da falta de privacidade, mas também utilizadas como meio de convocação para manifestações públicas em protestos.

    Essas plataformas criaram, também, uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminhos tanto para interação quanto para o anúncio de produtos ou serviços.



    (Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/especiais/tudo-sobre-redes-sociais/. Acesso em: 28 fev.2022.)


  • TEXTO 4(A)
  • TEXTO 4(B)


    Luís Lázaro Sacramento Ramos é um ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, que iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. Durante os anos de 1998 a 2002, foi âncora do Fantástico. Ganhou notoriedade ao interpretar João Francisco dos Santos no filme Madame Satã (2002).

    Lázaro foi indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos, como Foguinho. Ele nasceu em 01 de novembro de 1978 e cresceu em meio ao cenário pobre, porém, rico em cultura na periferia de Salvador. Foi justamente ali que o ator descobriu seu talento e chegou a ocupar seu lugar no meio artístico.

    Com apenas 10 anos de idade Lázaro Ramos aprendeu teatro na escola e já se apresentava como ator mirim em eventos escolares. Não demorou muito e engajou-se no projeto Bando do Teatro Olodum que integrava jovens às artes cênicas através do teatro e cinema. O grupo teatral formado por atores negros era dirigido por Márcio Meirelles que sempre notou o talento nato de Lázaro Ramos.

    Neste tempo, o aprendiz de artes cênicas e futuro ator global se dividia entre um laboratório de análises clínicas onde trabalhava para ajudar a sustentar a casa, haja vista, ser filho único e sua mãe estar doente.

    Ao passar em testes pela Rede Globo para o papel de Foguinho na novela Cobras e Lagartos, o ator ganhou a simpatia nacional e se tornou um fenômeno.

    A novela levada ao ar em 2007 garantiu a Lázaro Ramos uma indicação ao Emmy por sua excelente interpretação. Mas para chegar até o ano de 2007 e a uma novela da Globo o ator teve que fazer diversas peças desde 1993 quando, na peça A Máquina, ganhou notoriedade no eixo Rio – São Paulo. Foi justamente desta época que ele aproximou-se de grandes atores e diretores.

    Antes de chegar a novela Cobras e Lagartos a estreia de Lázaro Ramos foi na microssérie Pastores da Noite que lhe rendeu elogios dos principais diretores globais. Ao juntar-se a Wagner Moura, Lúcio Mauro Filho e outros atores da emissora Lázaro participou da série Sexo Frágil. O papel de Lázaro Ramos assim como os demais se dividia em interpretar um homem e uma mulher.

    O ator é um ativista dos Direitos Humanos e de conscientização contra o racismo. Casado com a atriz Taís Araújo, eles têm dois filhos: João Vicente de Araújo Ramos e Maria Antônia. Em 2013, ele e a esposa voltaram a contracenar juntos no filme Acorda Brasil, em 2014 em Geração Brasil e em 2015 em Mister Brau.



    (Fonte: https://www.biografiaresumida.com.br)






  • TEXTO 5


    Após anunciar a morte do pai, Virginia Fonseca lamenta deboches: “Estou sem chão”





    Influencer lamentou ataques e afirmou que irá deixar as redes sociais



    Virginia Fonseca fez um novo desabafo na tarde deste domingo (19) após ser vítima de ataques e deboches ao anunciar o falecimento do pai. Ela lamentou a onda de comentários insensíveis dos internautas e anunciou que irá se afastar das redes sociais pelos próximos dias.

    “Como dói, tá doendo muito! Nunca tinha perdido alguém tão próximo e estou sem chão! Hoje só queria ser a pessoa mais anônima do mundo. Estou tendo que ler algumas mensagens que me doem muito. Muito obrigada por todas as mensagens de carinho, mas nesse momento a dor prevalece e machuca.”

    Em seguida, ela deu uma resposta com classe aos críticos de plantão. “Pra quem está debochando e brincando com a situação, que Deus trabalhe na sua vida, que tire esse sentimento de ódio porque deve ser horrível sentir isso”, destacou. Mais cedo, Virginia fez um post nas redes sociais e falou pela primeira vez sobre o falecimento do pai. Em um longo texto, ela se mostrou muito abalada com a notícia da partida do empresário.

    “Eu vou te amar pra sempre pai! Pra sempre! Descanse em paz, eu sei que você está ao lado de Deus olhando por nós! Obrigada por tudo que fez por mim, você vai estar presente pra sempre em meu coração!”, começou dizendo.



    Disponível: https://contigo.uol.com.br/noticias/famosos/apos-anunciar-morte-do-pai-virginia-fonsecalamenta-deboches-e-revela-que-ira-se-afastar-da-web-machuca-muito.phtml. Acesso em 12 mar. 2022.


  • IMAGEM 5
  • TEXTO 6


    EM COMUNICADO OFICIAL, LUÍSA SONZA ANUNCIA AFASTAMENTO DAS

    REDES PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL



    Equipe de Luísa Sonza revela que a cantora ainda está sofrendo hate e vai se afastar das redes sociais



    Desde o começo do namoro entre Luísa Sonza (22) e Vitão (21), os cantores vêm sofrendo muito hate nas redes sociais. A situação se agravou ainda mais após a triste morte do bebê de Whindersson Nunes(26), que é ex-marido da loira. Nesta sexta-feira, 04, a equipe dela emitiu, através do Twitter, um comunicado oficial anunciando o afastamento da loira. Na nota, o time de Sonza revelou que o lançamento de seu álbum também será adiado e que tanto ela quanto seu namorado seguem sofrendo ataques.

    Confira o comunicado completo de Luísa Sonza:


  • IMAGEM 6
  • TEXTO 7


    USO EXCESSIVO DAS REDES SOCIAIS PODE LEVAR A UMA REALIDADE

    FICCIONAL



    Segundo a professora Henriette Tognetti Penha Morato, nas redes as pessoas buscam alterar virtualmente o que não consideram satisfatório na vida real



    O Instagram é uma das maiores plataformas de mídias sociais do mundo. Os jovens são os que mais utilizam. Segundo dados da Pew Research Center, 64% das pessoas entre 18 e 29 anos possuem um perfil na rede. São mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Apesar da popularidade, o Instagram foi eleita a rede social mais tóxica para a saúde mental de seus usuários. É o que diz o estudo realizado em 2017 pela entidade de saúde pública do Reino Unido. Entre os principais problemas relatados no estudo pelos usuários estão ansiedade, depressão, solidão, baixa qualidade de sono, autoestima e dificuldade de relacionamento fora das redes.

    A professora Henriette Tognetti Penha Morato, do Departamento de Psicologia da

    Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP, informa que o uso intenso das redes sociais suga os usuários e leva a uma elaboração ficcional da realidade. Nas redes, as pessoas buscam alterar virtualmente o que não consideram satisfatório na vida real: “Cada um tenta dizer as coisas da maneira como vê e às vezes provoca para ver como é que vão reagir. É uma distorção criada para modificar a própria realidade com a qual não se está satisfeito ou criada para provocar alguma coisa”.

    O psiquiatra Cristiano Nabuco, coordenador do grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, informa que, quanto mais se busca a perfeição nas redes sociais e se negligencia a vida real, mais infeliz o usuário pode se sentir. “Oitenta e cinco por cento de todas as fotografias que são postadas são editadas. Isso é um problema, porque se desenvolve uma autoestima virtual e não pessoal, e quanto mais o indivíduo busca se equiparar a essa vida paralela, mais infeliz ele vai se sentir na vida real.”

    Conforme Henriette, para manter a saúde mental, é importante não se restringir ao

    mundo on-line e observar as possibilidades que existem na vida real. “Há outras possibilidades para se explorar e estamos nos restringindo ao virtual, ao ficcional, às redes, às séries.

    Estamos quase nos tornando robôs de nós mesmos, estamos perdendo a possibilidade de descobrir o mundo à nossa volta com olhares mais contemplativos e não tão pretensiosos de se dar a ver, de desempenho, de produtividade, de ser chamado ou visto”, finaliza.



    Fonte: OLIVEIRA, Kaynã de. “Uso excessivo das redes sociais pode levar a uma realidade ficcional”. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/uso-excessivo-das-redes-sociais-pode-levar-a-umaelaboracao-ficcional-da-realidade/. Acesso em 12 mar. 2022.


  • TEXTO 8


    Maria Bopp, Blogueirinha do Fim do Mundo, sobre influencers: “Nocivas”





    Ela faz uma crítica social às influenciadoras digitais que vendem uma vida fora da realidade para os padrões da maioria dos brasileiros.

    Com sua personagem Blogueirinha do Fim do Mundo, Maria Bopp faz uma crítica social às influenciadoras digitais que vendem uma vida fora da realidade para os padrões da maioria dos brasileiros. Na vida real, a atriz entende que esse tipo de conteúdo pode ser muito prejudicial aos seguidores.

    “Elas não se constrangem em esbanjar um closet lotado de roupas, bolsas e sapatos de grife. Não têm nenhuma consciência de classe. Minha raiva não é direcionada para a pessoa, é para essa mentalidade que está por trás, que é tão nociva sendo aparentemente inofensiva”, contou ela em entrevista ao podcast Calcinha Larga.

    Após a repercussão de seu trabalho como a Blogueirinha do Fim do Mundo, que ganhou até mesmo um espaço no programa Saia Justa, do GNT, Maria incomodou as influencers. “Sou bloqueada por algumas que já sabem quem eu sou. Eu fuçava os perfis delas para inspiração. Agora não posso mais”, brincou ela.

    Outra crítica de Maria é em relação às celebridades que não se posicionam politicamente. “Me irrito. Na Argentina, as atrizes mais famosas são superativistas, dão sua opinião abertamente. Nos Estados Unidos também. A gente viu a Rihanna nas manifestações. Por que no Brasil é tão diferente? Essas pessoas têm muita força e muito alcance. Imagina se todo mundo falasse.”



    Fonte: DIAZ, Leo. “Maria Bopp, Blogueirinha do Fim do Mundo, sobre influencers:

    Nocivas”. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/leo-dias/maria-boppblogueirinha-do-fim-do-mundo-sobre-influencers-nocivas. Acesso em 21 mar. 2022


REFERÊNCIAS

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/08/18/uso-da-internet-no-brasil-cresce-e-chega-a-81percent-da-populacao-diz-pesquisa.ghtml
https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/02/18/818x460/1_gettyimages_1016968886-18143571.jpg
https://resultadosdigitais.com.br/tudo-sobre-redes-sociais/
https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2020/06/GettyImages-1179612437.jpg?quality=70&strip=info&w=1024
https://aaronturatv.ig.com.br/wp-content/uploads/2021/10/virg.jpg
https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/05/instagram-luisa-sonza-reproducao.jpg
https://f.i.uol.com.br/fotografia/2020/04/22/15876012115ea0df3bd79f0_1587601211_5x2_lg.jpg
https://jornal.usp.br/atualidades/uso-excessivo-das-redes-sociais-pode-levar-a-uma-elaboracao-ficcional-da-realidade/