1
Atividades Econômicas e População
Profº Maurício - Geografia 8º ano

.

Chamamos de Atividades Econômicas tudo que a sociedade humana realiza através do trabalho, que gera riqueza, mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação das necessidades humanas.

  • A Economia Antiga era baseada principalmente na Agricultura de Subsistência. Vale lembrar que a Agricultura surgiu a mais de 6 mil anos atrás, no Período do Neolítico Superior. E, foi a primeira atividade econômica praticada pelo homem, juntamente com a criação de animais.

  • A Revolução Industrial diminuiu o papel da agricultura

  • A Revolução Industrial diminuiu o papel da agricultura de subsistência, convertendo-a ao processo capitalista de produção, de forma que as fazendas passaram a ser mais extensas e monocultoras no último século. O crescimento econômico se deu na maior parte na mineração, na construção civil e na indústria manufatureira.

  • Nas economias contemporâneas uma parcela cada vez maior da economia corresponde ao setor de serviços, o que compreende ao setor financeiro, de tecnologia da informação, do turismo, componentes da chamada “Tecnologia do Conhecimento”.


  • Setor Primário: Corresponde à extração de matérias-primas, bem como às atividades agropastoris (agricultura e pecuária), extrativismo mineral e vegetal. Tendo como exemplo a mineração e a coleta de matéria-prima proveniente dos vegetais. No mundo capitalista moderno, a grande maioria da População Economicamente Ativa está empregada nesse setor das atividades econômicas.

  • Setor Secundário: Compreende a transformação de matérias-primas em bens de produção ou de consumo. Como exemplo minério de ferro em automóveis, tecidos em roupas, frutas in natura em sucos industrializados, etc. Vale lembrar que os países desenvolvidos e alguns em desenvolvimento, possuem a maior parte da População Economicamente Ativa nesse setor da economia.

  • Setor Terciário: Compreende o fornecimento de serviços para as empresas e para os consumidores de maneira direta ou indireta. Podemos citar como exemplos, o comércio, os transportes, os setores de saúde e educação, etc.