Secretaria Municipal da Educação - SEMED Blumenau | EM Erich Klabunde | Turma: 4° e 5° ano do Ensino Fundamental | Autor: Prof. Alexandre Eggert | Regente de Classe: Prof. Simone de Prá

O verbo na construção do texto

Conjugacao.jpg

1. Esses quadrinhos apresentam uma sequência de sete situações. Nelas, você pode observar, com clareza, as três pessoas do discurso e as flexões de número e de pessoa dos verbos.
a) Quais são os verbos e pronomes que indicam a 1ª pessoa?

b) Quais indicam a 2ª pessoa?

c) E quais indicam a 3ª pessoa?


2. Em cada nova situação, surge uma ou mais personagens novas e, com elas, surgem também novas armas. Repare na sequência de armas que aparecem. O que você nota, na passagem de uma situação para outra?
As armas ficam e mais

3. Uma das razões de esses quadrinhos serem engraçados é o jogo que se faz com o verbo amar. Amor é um sentimento que se sente e se dá espontaneamente, mas no texto não é bem assim.
a) Que símbolo representa o amor, no texto?
b) Em qual das sete situações dos quadrinhos se pode dizer que a personagem realmente parece estar sentindo amor?

4. Observe, na segunda situação, o homem em pé e a arma que ele tem nas mãos. A expressão de seu rosto e a arma coincidem com o que ele fala?

5. O verbo amar está conjugado no tempo presente do modo indicativo, ou seja, indica a ação de modo certo, exato, preciso.
Agora continue conjugando esse verbo em todos os tempos do modo indicativo.

Indicativo do verbo amar

Presente do Indicativo
Eu
Tu
Ele/Ela
Nós
Vós
Eles/elas


Pretérito Perfeito
Eu
Tu
Ele/Ela
Nós
Vós
Eles/elas


Pretérito Imperfeito
Eu
Tu
Ele/Ela
Nós
Vós
Eles/elas


Pretérito Mais-que-perfeito
Eu
Tu
Ele/Ela
Nós
Vós
Eles/elas


Futuro (do Presente)
Eu
Tu
Ele/Ela
Nós
Vós
Eles/elas


Futuro do Pretérito (Condicional)
Eu
Tu
Ele/Ela
Nós
Vós
Eles/elas